Colicas Menstruais

Como identificar os sintomas de endometriose

Precisamos falar sobre endometriose, uma doença crônica que afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva. A importância de abordar esse assunto é para apresentar melhor os sintomas e estimular as mulheres a procurar um ginecologista o quanto antes, otimizando o tratamento. A falta de informações pode tornar o diagnóstico da endometriose tardio – em alguns casos, a paciente descobre depois de anos, pois acredita que as dores intensas das cólicas são normais, mas esse é o principal sintoma para ficar de olho. Saiba como identificar:

A doença é definida pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, atingindo áreas como ovários, intestino e bexiga – ocasionando, portanto, um processo inflamatório na pelve.

As cólicas menstruais podem ser tão intensas que chegam a incapacitar a mulher para tarefas como trabalhar, estudar e atividades do dia a dia. Isso é motivo de alerta, afinal, as cólicas menstruais não podem chegar a um nível tão intenso. Alguns casos levam à infertilidade. Porém, há casos de endometriose em que não há dor ou cólica, o que infelizmente retarda o diagnóstico .

Como acontece a endometriose

O endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero, passa por um processo mensal de se espessar para poder receber um óvulo fecundado. Quando a gravidez não ocorre, o tecido descama e passa a ser descartado na menstruação, com o sangue. Em alguns casos, no entanto, uma porção deste endométrio, através do fluxo retrógrado, retorna por meio das trompas à cavidade pélvica e ali se implanta – gerando-se, portanto, a endometriose. Essa doença pode iniciar na adolescência ou em jovens, que sofrem com os sintomas por não se queixarem ou não irem ao ginecologista.

Principais sintomas

Fique atenta aos principais sintomas da endometriose: fortes cólicas menstruais (dismenorreia); desconforto durante a relação sexual (dispareunia); dor pélvica; irregularidade do ciclo menstrual; diarreia durante o período menstrual.