Histeroscopia Diagnóstica e Cirúrgica

Com formação em Histeroscopia no Women’s Medical Center e no European Institute of Endoscopic Science.

Dr. Zottis atua na área de Histeroscopia desde 1999.

A Histeroscopia trouxe um avanço imensurável para o Ginecologista , proporcionando uma maior acurácia no diagnóstico e tratamento das patologias do útero, pois através da Histeroscopia se tornou   possível a visualização da parte interna do útero, permitindo um estudo muito mais detalhado e preciso quando comparado a Ecografia ou qualquer outro exame de imagem , pois com a Histeroscopia é possível obter o Estudo Anatomopatológico das patologias e também realizar tratamentos que até então não eram possíveis sem a retirada de todo o útero.

 

A Histeroscopia sempre estará indicada quando houver necessidade de um estudo mais detalhado da cavidade do útero, e também   para realizar cirurgias sem a necessidade da retirada do útero . As principais indicações , são:

– Sangramentos Uterinos Irregulares em qualquer fase da vida da Mulher .
– Biópsias do local exato da patologia uterina. Antes da Histeroscopia isso era feito por curetagem uterina, totalmente às cegas .
– Infertilidade primária ou secundária
– Presença de alterações Identificadas em outros exames de Imagem como a Ecografia, Histeroscalpingografia, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada.
– Remoção de Pólipos Uterinos
– Remoção de Miomas Uteirnos
– Remoção de Septos Intra Uterinos
– Lise de sinéquias
– Retirada de DIU/Mirena quando há perda do fio de remoção.
– Repopsicionamento de DIU/Mirena, quando do deslocamento do mesmo.

Para fins didáticos, a Histeroscopia é Semelhante à Endoscopia, onde o médico introduz uma microcâmera câmera através da cavidade oral para poder visualizar o Estômago por dentro. Na Histeroscopia esta microcâmera está acoplada a um aparelho chamado Histeroscópico e este é introduzido dentro do ÚTERO . NÃO CONFUNDIR COM ECOGRAFIA ou COLPOSCOPIA.

Preferencialmente a Histeroscopia é realilzada a nível hospitalar.

A Histeroscopia diagnóstica geralmente é rápida e leva em torno de 10 a 15 min. Pode ser feito com anestesia local conforme tolerabilidade da paciente e neste caso a paciente é liberada imediatamente após o término do procedimento .

A Histeroscopia cirúrgica é sempre realizada com anestesia , ou sedação ou raquidiana, sendo neste caso necessária a permanência hospitalar por um período de 2 a 4 hs.

As complicações são raras, e estão relacionadas a quantidade de líquido utilizado para distenção da cavidade uterina, assim como possíveis lesões como perfuração uterina na remoção de miomas , felizmente são situações raras.

Back To Top